quinta-feira, setembro 29, 2005

Sentido de Voto

Penso que só é dúvida para alguém muito distraído que aqui no blog decidimos dar o nosso apoio à candidatura local do Bloco de Esquerda, personificada pelo Raminhos como candidato à Presidência da CMM.
No meu caso pessoal, a 10 dias das eleições, acho que convém explicar porque tomei tal decisão atendendo a que já aqui me desdobrei em reservas quanto á validade do Bloco de Esquerda como partido a nível nacional.
Ora bem, as minhas razões passam exactamente pelas características locais do que é agora o Bloco, do seu projecto e das pessoas que se apresentam a votos.
Vamos por partes:

a) A nível local, o Bloco conseguiu congregar uma série de pessoas de diversos quadrantes da esquerda que ou estavam desanimadas ou o foram ficando com os outros partidos existentes, ou então que tenderiam para a abstenção. É interessante ver nas listas desde pessoas históricas do PS local (Faustino Tarouca, pessoa que muito prezo e conheço há pelo menos 30 anos) a outras que eu conheci ligadas à ortodoxia PC nos anos 80 e até 90 (Vítor Barros). Penso que isso não foi conseguido casualmente, mas sim porque a candidatura do Raminhos é mobilizadora de gente muito válida e que até ao momento não teve todo o espaço que merecia para aparecer e apresentar as suas ideias.

b) Em termos de projecto, em especial dos 5 compromissos apresentados, encontro ideias e temas com que me identifico há muito tempo, desde a defesa de estratégias de Desenvolvimento Sustentável a formas participadas de exercício do poder Local, não esquecendo as muito importantes questões da Defesa do Ambiente, do Património e da promoção da Educação. O mais importante é que muitas destas ideias, pelo menos relativamente às pessoas que conheço directamente há muito tempo, não são "fruta da época", colhida em tempos eleitorais de forma instrumental. São sim coisas em que acreditam há muito e que agora apresentam a votos pela primeira vez de um modo organizado.

c) Várias pessoas que protagonizam as candidaturas a estas autárquicas no nosso concelho pelo Bloco, são pessoas que conheço há muito e que, mesmo que não saibam quem eu sou ou tenha aproveitado para lhes endereçar o meu apoio com a assinatura por baixo, merecem a minha confiança, desde o Joaquim Raminhos ao senhor Faustino Tarouca, passando pelo próprio Vardasca ou o já referido Zé Miguel. Outros conheço-os mais de nome e da acção política coerente que tiveram no passado (caso do António Chora, mas não só). Todos eles, como conjunto, me merecem mais confiança do que as restantes equipas que se apresentam, desde uma repetição do passado da CDU à quase completa novidade da aliança PSD/CDS/MPT, não esquecendo a versão local do PS socrático, sem saber bem se é de esquerda ou apenas pragmático. Sei que não vão ganhar, mas acredito que vão atrair muitos dos votos que andavam por aí desirmados, daqueles que se sentem órfãos de uma esquerda preocupada verdadeiramente com a sua terra e não apenas com a busca do Poder.

Por tudo isto, penso serem claras e óbvias as razões porque irei votar nas candidaturas do Bloco no dia 9 de Outubro. Identifico-me com os seus compromissos, sei que são verdadeiros e não postiços, e acredito na integridade das pessoas que conheço.
Apesar disso, e como sempre, isso não significa que não me sinta livre de criticar alguns aspectos da sua campanha (um dos militantes bloquistas locais já me desancou várias vezes em comentários) ou de dar espaço a quem professar outros credos.

Estamos entendidos ?
Muit'agradecido pela atenção.

AV1 (eu queria colocar uma imagem mas o Blogger não é amigo... por isso é melhor irem aqui)

Sem comentários: