quinta-feira, setembro 29, 2005

Exemplo de Politiquês

«3. Quais as prioridades do seu programa?
Como o objectivo é o de cumprir os compromissos que apresentamos no programa eleitoral, tenderia a dizer-lhe que as prioridades são exactamente essas mesmas considerando que, face à escassez de recursos, eles já são o resultado de uma avaliação do que deve ser feito desde logo.
Mas, eu destacaria os que escolhemos para divulgar pela população de uma forma mais intensa, através de cartazes de rua e que são seis. Em matéria de segurança vamos lançar um programa ‘Moita – Concelho Seguro’. Trata-se de um programa que compreende a segurança numa perspectiva integrada e visa fomentar um conjunto de atitudes preventivas que, aplicadas em ‘rede’, fomentarão práticas solidárias e sentimentos de tranquilidade. As práticas que pretendemos vinguem são inibidoras de comportamentos desviantes, valorizarão as atitudes de cidadania e obstarão ao surgimento de condições favoráveis ao vandalismo e à prática do crime.»
(Extracto da entrevista dada por Eurídice Pereira ao Acção Socialista e transcrita do site do PS-Moita)

É assim: eu não sou político nem autarca, mas sei que um programa deste tipo não depende da vontade de uma autarquia, em especial se os efectivos do pessoal de segurança forem insuficientes e mal distribuídos, como é o caso.
Para além disso o fomento de "atitudes preventivas" ou de "práticas solidárias e sentimentos de tranquilidade" é trabalho para equipas de psicólogos, pedo-psiquiatras e psiquiatras durante uns dois ou três mandatos a começar pela rede do pré-escolar, passando pela formação de gabinetes de proximidade nas zonas de risco e acabando por políticas de protecção e inserção social que têm estado quase ausentes ou então - se existiram para além de um ou outro evento anual - que fracassaram clamorosamente neste concelho.

AV1

Sem comentários: